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UM “RAIO-X” DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA BRASILEIRO: condições e percepções

Cristiano das Neves Bodart, Roniel Sampaio Silva

Resumo


O presente artigo apresenta elementos colaborativos para a compreensão do perfil do professor de Sociologia de Ensino Médio e suas condições de prática docente. Para tanto, recorreu-se aos dados do último Censo Escolar MEC/INEP (2016) complementado com dados de um questionário aplicado a 550 professores de Sociologia de todas as Regiões brasileiras (2013). Dentre os resultados encontrados, se observou que: i) os professores dessa disciplina possuem dificuldades quanto ao acesso a recursos didáticos de Sociologia; ii) há uma desvalorização desse componente escolar e; iii) mesmo com a recente ampliação de cursos de licenciatura, nota-se uma falta de professores licenciados em Ciências Sociais/Sociologia no Ensino Médio Brasileiro.

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@ 2012 - PPGS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE.

ISSN Impresso 1415-000X

ISSN Eletrônico 2317-5427